Notícias | LITORAL JOB - O site de EMPREGOS da BAIXADA SANTISTA
Litoral Job Quadrados brancos O site de empregos de Santos e Região!
E-mail: Senha: Área: Esqueci minha senha

NOTÍCIAS DO SETOR

23/05/2013

Anonimato de empresas nos anúncios de vagas. Por quê?

Compartilhe

SIMONI AQUINO

Como profissional que já esteve disponível, sou sensível a este descontentamento e considero natural que críticas ocorram já que são válidas para aprimorar o mercado de trabalho.

Analisando pelo prisma da empresa, devemos compreender que ela é soberana em suas decisões desde que não fira legislações e não há legislação que obrigue as empresas a divulgarem seu nome nos anúncios. Como profissional de RH, respondo que assim como questão salarial essa questão do anonimato das empresas, depende de muitos fatores a serem analisados:

- Cultura organizacional;

- Políticas de Recursos Humanos da empresa;

- Estratégias utilizadas por ela frente ao mercado concorrencial, já que a empresa podem não querer que seus concorrentes tomem conhecimento de sua movimentação de pessoal;

- Importância que a empresa dá à confidencialidade de suas informações;

- A oportunidade oferecida é para substituir um profissional que ainda não foi comunicado de seu desligamento. Dessa forma mantém-se a confidencialidade da substituição e preservam-se os envolvidos, no caso empregado e empresa. Normalmente, o gestor não decide pelo desligamento de um colaborador na véspera da demissão, essa é uma decisão tomada pelo menos uns 15 dias antes da efetivação da demissão, comunicando o RH e solicitando através da Requisição de Pessoal a sua substituição. Diante da aprovação da Diretoria, o RH dá o start ao processo de recrutamento e seleção, quando já se tem o profissional que irá substituir o demitido é que ocorre a comunicação formal e legal ao que está sendo desligado da empresa. Em grande parte das situações, o profissional desligado encerra suas atividades na empresa num dia e já no dia seguinte deve ter o profissional contratado para substituí-lo e dessa forma, o posto de trabalho não fica vago;

- Quando o RH disponibiliza o nome da empresa, muitos candidatos conseguem o número de telefone do RH e ligam para obterem informações mais detalhadas acerca da oportunidade, o que acaba sendo inconveniente para o profissional responsável pela vaga, pois atrapalha nas suas atividades profissionais (imagina mais de 100 ligações por dia). Pode acontecer do profissional do RH para não ter que informar detalhes da vaga, informa que a oportunidade não existe, especialmente quando está sendo trabalhada por uma empresa contratada para esse processo e não pela própria empresa. Se os profissionais disponíveis não ligassem para obterem informações que não estão no anúncio, talvez as empresas divulgariam mais seus nomes, conclui-se que é uma maneira de preservar a empresa.

Composição de banco de currículos

Especula-se que muitas empresas e sites de recolocação divulgam anúncios apenas para obterem currículos para compor seu banco de dados e que por esse motivo, não tenham condições de divulgarem nomes de empresas. Não posso afirmar que tal prática realmente ocorra, mas obviamente que da mesma forma que existem os bons profissionais de RH, excelentes organizações e ótimas empresas e consultorias de recrutamento que são corretas, sérias e éticas, que atuam comprometidas com atitudes humanas e compromissadas com o acerto. Da mesma forma, estamos sujeitos aos maus profissionais de RH, organizações que não estão nem ai para seu capital humano e intelectual e consultorias de recrutamento antiéticas, desonestas e comprometidas com o objetivo de ludibriar profissionais. Da mesma forma, que estamos sujeitos a bons e maus profissionais de qualquer área, profissão e segmento.

Ética

Acredito que as atuações incorretas tem a ver com caráter pessoal de cada um e no mercado estamos sujeitos a encontrarmos tudo, o que não podemos é generalizar as situações apresentadas no mercado de trabalho já que os profissionais disponíveis são os prováveis talentos que serão atraídos do mercado e serão fundamentais para contribuir para compor a engrenagem que move as empresas. Portanto, são inúmeros profissionais de RH que o fazem por vocação e amor à sua profissão, dessa forma, entendemos que há os que respeitam os seres humanos, justamente por que usam sua "empatia" que é a capacidade de se colocar no lugar do outro.

Recrutamento

Existem muitos profissionais dispostos a não participarem de processos de recrutamento e ao não enviarem seus currículos, uma vez que desconhecem o nome da empresa, essa é uma decisão que cabe unicamente ao profissional, mas é um risco uma vez que a concorrencia no mercado de trabalho é enorme.
Devemos lembrar que o anúncio é apenas a primeira etapa e ainda não existe compromisso de contratação, vejo muitas opiniões tratando o anúncio de divulgação das vagas como se fossem praticamente o contrato de trabalho, se esquecendo que o anúncio é somente a primeira etapa e que existem pelo menos 3 etapas no mínimo para a contratação.

Reflita!

Este blog não foi criado para promover nem fazer juízo de valores, nem para questionar se é certo ou errado muitos conceitos e muitas práticas usuais no mercado de trabalho, não me cabe a isso!
O que pretendo é promover reflexões se para cada situação há realmente a necessidade de algumas práticas, desde que os profissionais de RH não coloquem "sua cabeça à prêmio", pois se é determinação da empresa, cabe ao profissional do RH se adequar à cultura da empresa.

Questionar, talvez! Mas respeitando a soberanidade da empresa.

O que pretendo é ilustrar e justificar as práticas, para que os profissionais disponíveis tenham um maior entendimento de certas situações.

Lembre-se se você optar por não enviar seu currículo pois desconhece a identidade da empresa, esse é um direito que lhe cabe, mas tenha plena consciência que estará perdendo excelentes oportunidades vindas de ótimas empresas, que desejam apenas se preservar no processo de recrutamento.

Procure não perder oportunidades no mercado de trabalho!

BY SIMONI AQUINO

BLOG ALÉM DO RH