Notícias | LITORAL JOB - O site de EMPREGOS da BAIXADA SANTISTA
Litoral Job Quadrados brancos O site de empregos de Santos e Região!
E-mail: Senha: Área: Esqueci minha senha

NOTÍCIAS DO SETOR

17/01/2013

Ferrari Ou Fusca?

Compartilhe

Na vida cotidiana, somos representados por aquilo que possuímos de bom, seja tangível ou não. Toda essa comparação é natural, posto que somos "produtos em oferta abundante no mercado", o que complica ainda mais nossas chances de sucesso.

Então, o que fazer para ter sucesso? Ainda com nossa comparação, o mercado nos iguala a automóveis, por exemplo.

O que diferencia uma Ferrari de um fusca? (antes de mais nada, quero deixar claro que tenho um fusca e gosto muito dele). Por que carros luxuosos antigos podem valer mais do que um popular zero quilômetro? A resposta, embora simples parece distante da maioria das pessoas: a QUALIDADE INTRÍNSECA. Os materiais utilizados na confecção de uma Ferrari são escolhidos criteriosamente: melhor lataria, revestimento de couro, usinagem competente das peças, engrenagens, equipe altamente capacitada, etc. Portanto, o preço final de uma Ferrari não diz respeito à aparência estética do carro ou porque é italiano, e sim, de todo um conjunto analisado sistemicamente que resulta no VALOR final do produto.

Agora responda: Se você pudesse pagar, qual opção faria? Fusca ou Ferrari? Esta é, também, a razão da diferença entre um executivo de sucesso e um mediano. Da mesma forma que não compramos produtos de qualidade duvidosa, as empresas não contratam profissionais nas mesmas condições, ou seja, na hora do recrutamento somos avaliados como se estivéssemos em uma grande prateleira: aquele que tem melhores características e boa relação entre custo e benefício possuem maiores chances de serem "colocados no carrinho".

Portanto, pra não nos colocarmos nas prateleiras mais baixas (onde produtos populares ficam) devemos ter pleno conhecimento sobre nós mesmos, saber de nossas limitações e conhecer nosso potencial. É por isso que estudamos tanto.Mas não se trata apenas de saber mais, ou estudar mais.

Precismos saber o quê fazer com essa bagagem.Ter apenas conhecimento e habilidades de nada vale se não desenvolvermos nossa ATITUDE. Atualmente,muitas ferramentas estão disponíveis para nosso aprimoramento. O coaching, por exemplo, é utilizado como uma das ferramentas mais completas para o atingimento de metas audaciosas, cuja realização torna-se palpável na medida em que o processo avança. Eneagrama, treinamentos de competências interpessoais, constelações diversas também são de grande valia para aqueles que desejam encantar os "compradores" de talentos.

Uma pessoa que aprimora seus conhecimentos, habilidade e atitudes pode ser entendida como um "Ferrari", na medida em que os demais são apenas carros populares, que mesmo na versão mais cara, não podem ser comparados - nem de longe - a um esportivo de luxo.

Lembre-se de que conhecimento e habilidade sem atitude, é o mesmo correr em uma esteira ergométrica: apesar de cansar muito não se chega a lugar algum. Então, quanto você vale? O ser humano é uma máquina extremamente complexa que não veio com manual de instruções. CONSTRUA O SEU!