Notícias | LITORAL JOB - O site de EMPREGOS da BAIXADA SANTISTA
Litoral Job Quadrados brancos O site de empregos de Santos e Região!
E-mail: Senha: Área: Esqueci minha senha

NOTÍCIAS DO SETOR

01/09/2012

ESCOLHAS

Compartilhe

 

A senha para sobreviver e permanecer no mercado foi banalizada e é quase um clichê: “a qualidade”.
Então o que faz a diferença hoje? A maneira especial como produto e/ou serviço é oferecido.
Maravilha! Já tenho a senha! Sinto muito, mas ainda não.
Onde encontrar essa maneira especial? Nas Pessoas de Qualidade.
Ah, isso eu já sabia... Por isso as empresas investem grande parcela do orçamento anual em treinamentos para qualificarem as suas equipes. Chegamos à primeira escolha no mundo corporativo: a equipe. Tão banalizada quanto qualidade, aliás, o clichê agora é: “temos uma equipe de alta qualidade”. Quem não se recorda dos tempos do colégio? Dos famosos trabalhos em equipe: “todos por um, e um por todos”, traduzindo: um faz e todos assinam.
 
Agora você deve estar se preparando para traçar um plano de ação para captar e reter esse bem valioso considerado escasso no mercado. Afinal o mínimo que se espera de um gestor é rapidez na tomada de decisões. Vale lembrar que o valor das decisões chama-se custo de oportunidade. E, sendo valor algo altamente subjetivo, logo tende a ser diferente para cada indivíduo. Chegamos à outra escolha importante: a gestão da Responsabilidade Pessoal. Ela é que faz a diferença hoje. Não tem nada a ver com qualificar os outros. Ela ensina a fazer a diferença mudando, qualificando a nós mesmos. O autoconhecimento é o ponto de partida para o processo de mudança e qualificação pessoal. Eis a verdadeira senha dessa busca incessante pela sobrevivência.
 
Durante pesquisas encontrei várias metodologias, identificarei duas delas para vocês: **A primeira: Fazer Perguntas Melhores. É um passo fundamental para você parar de culpar os outros, reclamar e adiar as coisas. Os maiores benefícios são o aumento de produtividade, maior espírito de equipe, menor estresse, e um melhor relacionamento com os clientes. A vida se torna mais prazerosa para aqueles que escolhem o caminho da responsabilidade pessoal. Por outro lado os sintomas da sua ausência são graves, o hábito de culpar os outros, de reclamar e de adiar as coisas. Devemos parar de professar, da boca para fora, nossa devoção à idéia de equipe e centrar o foco nas nossas capacidades e nas contribuições individuais que podemos dar. Para estimular a responsabilidade pessoal é imprescindível que você “Faça escolhas melhores, fazendo perguntas melhores”. Ou seja, faça perguntas em que você se compromete a melhorar a situação em vez de simplesmente culpar os outros. “O que eu posso fazer para melhorar a situação?” e “Como eu posso dar apoio à equipe?”. Porque a responsabilidade pessoal não começa com as palavras você, nós ou eles. Começa sempre com o pronome EU.
 
***A segunda: Pensar Com Perguntas. Podemos nos tornar pessoas mais eficientes e competentes se nos concentrarmos em aprender, e não a julgar. É o segredo de uma vida mais feliz e produtiva. Esse método mostra a capacidade das perguntas de dirigir o pensamento e, por conseguinte, as escolhas e os resultados desejados. Isso significa que você pode influenciar deliberadamente o futuro se fizer a pergunta mais importante para chegar lá: Quais as escolhas da minha vida?
 
*PATRICIA RIBEIRO é Economista. Especialista em Administração de Recursos Humanos. MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Consultora na área de RH. Vice-Presidente de Projetos e Novos Negócios da Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional AL.
Contatos: (82) 99738155 / patricia_tlr@yahoo.com.br
 
**Por John G. Miller, fundador da QBQ Inc. ***Por Marilee G. Adams, fundadora e sócia de The Center for Inquiring Leadership.