Notícias | LITORAL JOB - O site de EMPREGOS da BAIXADA SANTISTA
Litoral Job Quadrados brancos O site de empregos de Santos e Região!
E-mail: Senha: Área: Esqueci minha senha

NOTÍCIAS DO SETOR

08/09/2012

Clima Organizacional

Compartilhe

 

A definição mais usada de Clima Organizacional é a de um conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas.

Clima Organizacional é o indicador de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como: políticas de RH, modelo de gestão, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa.

A apuração do nível de satisfação dos colaboradores, se faz necessária para:

·        Indicar e apoiar as decisões dos gestores;

·        Mensurar como está a qualidade de vida no trabalho dos colaboradores. Assim, se a qualidade do trabalho for pobre, conduzirá à alienação do empregado e à insatisfação, à má vontade, ao declínio da produtividade, à comportamentos contraproducentes (como absenteísmo, rotatividade, roubo, sabotagem, militância sindical etc.)

·        Estabelecer referências confiáveis sobre um ambiente específico para implementar ações, onde cresça a motivação, gerando um espírito participativo, efetivo, levando a empresa a atingir excelentes níveis de produtividade e comprometimento.   

O clima organizacional é uma variável que influi diretamente na produtividade, pois o grau de salubridade de uma organização depende de sua atmosfera psicológica. Esta atmosfera é fruto do conjunto de percepções das pessoas que compartilham seu dia-a-dia com a organização. A pesquisa revelará a realidade percebida pelos colaboradores e não somente o que efetivamente acontece.

Se a qualidade do trabalho for boa, conduzirá a um clima de confiança e respeito mútuo, no qual o indivíduo tenderá a aumentar suas contribuições e elevar suas oportunidades de êxito psicológico e a administração tenderá a reduzir mecanismos rígidos de controle social.

 

 

HIERARQUIA DAS NECESSIDADES HUMANAS

 

Segundo Maslow, o que propulsiona o homem são suas necessidades: tão logo uma necessidade é satisfeita, outra surge em seu lugar. Esse processo é interminável e contínuo, entende – se como do nascimento até a morte.

As necessidades humanas estão organizadas em níveis e numa hierarquia de importância que representaremos a seguir:

 

1.      Necessidades Fisiológicas

São as necessidades vitais de sobrevivência: alimentação, descanso, proteção contra frio e calor e necessidades sexuais.

 

2.      Necessidades de Segurança

Quando as necessidades vitais estão razoavelmente satisfeitas, necessidades e níveis superiores, no caso as de segurança, começam a motivá-lo.

Essas são necessidades de proteção contra o perigo: seguro de vida, incêndio, seguro saúde, casa própria, emprego estável.

Por exemplo: as ações arbitrárias da chefia ou um comportamento que reflita favoritismo ou discriminação, falta de clareza e objetividade, poderão ativar as necessidades de segurança na relação de emprego de qualquer nível do colaborador (ameaçam a necessidade de segurança).

 

3.      Necessidades Sociais

Quando as necessidades de segurança estão satisfeitas e o homem não está temeroso quanto ao seu bem estar físico, as necessidades sociais tornam-se importantes.

São necessidades sociais: de participação, de associações, clubes, aceitação por parte dos amigos, novas amizades e amor.

Quando essas necessidades são frustradas na situação de trabalho, o indivíduo age de modo a dificultar a consecução dos objetivos grupais, ele se torna antagônico e não cooperativo.

 

4.      Necessidades de Auto – Estima

São as Necessidades de respeito, autoconfiança, status, boa reputação, reconhecimento, apreciação e respeito dos amigos.

Para que essas necessidades apareçam de maneira significativa os níveis anteriores devem estar razoavelmente satisfeitos.

 

5.      Necessidades de Auto – Realização

No topo da hierarquia existem as necessidades de auto - realização. Essas são as necessidades de dar vazão às próprias potencialidades, de um contínuo autodesenvolvimento, de ser criativo.

METODOLOGIA DE PESQUISA

A aplicação da Pesquisa de Clima Organizacional é realizada semestralmente pela área de Recursos Humanos da Interfarmacia, baseado em entrevistas individuais com os funcionários, com duração máxima de 1 hora.

 

Foi apresentado aos pesquisados: os objetivos do trabalho, a definição de Pesquisa de Clima Organizacional e as características da pesquisa, assegurando os aspectos ético e sigiloso de todo o trabalho.

 

O questionário aplicado em cada colaborador é composto por 12 perguntas, a maioria delas de caráter “aberto”, de modo a provocar reflexão nos participantes.

 

Os 5 indicadores utilizados na Pesquisa foram extraídos do GUIA EXAME – AS 100 MELHORES EMPRESAS PARA VOCÊ TRABALHAR. São eles:

 

1.      CREDIBILIDADE

2.      JUSTIÇA

3.      RESPEITO

4.      ORGULHO

5.      ATITUDE POSITIVA OU “CAMARADAGEM”

 

PLANO DE AÇÃO

Considerando os itens de maior insatisfação dos colaboradores da Interfarmacia, propomos as seguintes ações:

 

  • Estudo do sistema de remuneração da empresa através de pesquisa salarial a fim de verificar em que faixa a remuneração definida pela Interfarmacia está localizada no mercado externo, em empresas do mesmo ramo e porte;
  • Formalização do processo de avaliação de colaboradores, com prévia preparação dos avaliadores envolvendo os conceitos de percepção, competências interessantes ao negócio e outros temas relativos ao processo;
  • Levantamento das Necessidades de Treinamento das equipes a fim de verificar suas carências de conhecimentos, habilidades e atitudes coerentes com as funções exercidas.
  • Elaboração de Plano Individual de Treinamento e Desenvolvimento Gerencial;
  • Criação / otimização dos canais de comunicação com os associados e colaboradores onde seja estimulado o clima de contribuição para sugestões e opiniões de todos.
  • Realização de campanha motivacional a fim de aumentar o grau de comprometimento com a Empresa e reestabelecer o sentimento de afiliação entre as equipes.
  • Esclarecimento sobre as metas e objetivos a serem atingidos pela Empresa.

MODELO DE QUESTIONÁRIO

 

1.      Tenho liberdade para expressar opiniões diferentes contrárias às de minha chefia no que diz respeito ao andamento dos trabalhos na minha área.

2.      Em minha área de atuação, existe uma constante preocupação em procurar sempre inovar métodos e procedimentos dentro dos trabalhos executados.

3.      Minha equipe de trabalho é motivada e sempre buscamos objetivos comuns.

4.      Gosto e procuro participar das decisões que afetam o trabalho na minha área.

5.      A parcela de poder de decisão e autonomia incluídas em meu trabalho são suficientes para desenvolver atividades sob minha responsabilidade.

6.      A produtividade quase nunca fica prejudicada por falta de organização e planejamento entre os setores de minha área.

7.      Na área, as pessoas se esforçam para desenvolver um trabalho de qualidade.

8.      Sinto que meu trabalho é estimulante e motivador.

9.      A comunicação verbal é facilmente compreendida na área.

10. As pessoas são envolvidas em um trabalho interdivisional, atuam de forma coesa com se não pertencessem a setores diferentes.

11.  As pessoas sentem que têm seu potencial devidamente reconhecido.

12. As pessoas têm tranqüilidade para executar suas tarefas dentro de um ritmo normal, com distribuição eqüitativa de carga de trabalho entre os colegas. O ambiente de trabalho não é tenso.

13. As tarefas que desempenho nesta organização possuem muito significado e importância para mim.

14. Posso dizer sinceramente que tenho uma boa visão sobre os rumos e objetivos da minha área.

15. Os níveis de comentários informais (fofocas) não são altos na área.

16.  O conteúdo das ordens que recebo em minha área são claros.

17. Tenho absoluta certeza daquilo que esperam de mim e de onde posso chegar nessa organização.

18. Meu superior imediato aceita facilmente as sugestões que dou.

19. Meu superior imediato se manifesta positivamente quando demonstro um desempenho acima do esperado.

20. Meu superior imediato se preocupa em manter seus subordinados informados sobre as coisas que possam afetar o trabalho na área.

21. Pouco pode ser feito para melhorar o trabalho na área.

22. As mudanças são comunicadas e explicadas com antecedência.

23. As ordens recebidas vêm acompanhadas da informação necessária a execução do trabalho.

24. Não tenho dificuldade em fazer que meu chefe encontre tempo para me atender.

25. Quando estou envolvido com uma série de trabalho, posso encontrar com o auxílio e não com a crítica do meu chefe.

26. O relacionamento no ambiente de trabalho é amigável.

27. Quando necessário mudar a política ou procedimento, meu chefe explica a necessidade da mudança.

28. Meus colegas da área estão dispostos a ouvir e considerar diferentes opiniões. Em situações de conflito, por exemplo, as pessoas preferem levantar o problema em busca de soluções adequadas ao invés de ignorá-lo.

29. As pessoas de minha área estão mais preocupadas com o intercâmbio do que com a defesa de seus territórios.

30. Raramente percebo que existe competitividade exagerada no ambiente de trabalho.