Notícias | LITORAL JOB - O site de EMPREGOS da BAIXADA SANTISTA
Litoral Job Quadrados brancos O site de empregos de Santos e Região!
E-mail: Senha: Área: Esqueci minha senha

NOTÍCIAS DO SETOR

08/09/2012

Esporte um território socioeducativo

Compartilhe

 

O país que deveria ser o maior patrocinador do esporte, o pais pioneiro do futebol, o Brasil, não da prioridade para esse eixo na educação, cria programas que diverte as crianças, mas não profissionaliza o de menor idade, vê na escola um meio de deter a progressão da marginalidade que cresce desenfreadamente por todo o território, mas não observa uma oportunidade dividir o período integral da escola, um turno poderia ser dedicado ao esporte.

Por que isso? Será que os pais não param pra pensar que seus filhos não podem ficar dentro de quatro paredes durante todo o tempo? Por que eles não param um pouco para refletir que a atividade esportiva traz bem estar físico e mental para seus filhos, além de poder torná-los profissional no mundo dos esportes? 
As diversas modalidades esportivas podem muito contribuir no âmbito escolar, além do futebol, a natação, o vôlei, basquete, ginástica rítmica, olímpica, balé, capoeira, karaté entre outros que além de envolver a prática esportiva, tem a filosofia de disciplina, regras e obediência, integradas, essas atividades na escola beneficiam a criança e o adolescente, porque o esporte vai além da ludicidade, é um caminho de envolvimento que requer atenção para a alimentação, e assim contribui para a saúde. 
Os paIs precisam exigir que meio turno possa ser dedicados integramente ao esporte, com profissionais formados na área e todo apoio médico que for necessário, como existia nos anos 80 na escola pública, aqui no Brasil, é um investimento de retorno dos seus impostos.
Já que construir locais específicos para essa formação possa ser um entrave, podem usar o espaço que existe na escola e ampliar para outras modalidades, basta canalizar os investimentos nesse sentido.
É preciso entender que esporte não é apenas uma brincadeira, esporte é atividade física, educativa, social, cultural e que movimenta uma grande economia no mundo. 
Está faltando no nosso país o despertar para um mundo onde a educação sem a prática esportiva não resolverá os problemas sociais, oriundos também da ociosidade e da falta de tempo dos pais na educação dos seus filhos. 
O esporte irá abrir novos horizontes e certamente irá evitar que muitos se inclinem para caminhos tortuosos que está ceifando a vida de milhares de jovens, cuja oportunidade não tiveram desde a infância de pelos menos se envolver na escola com pratica educativa que o levassem a sonhar em ser um atleta, e pelo menos praticar uma atividade que exigisse disciplina e condicionamento físico adequado.
O esporte é um caminho do bem e da alegria, que mantém milhares de pessoas entretidas e com vontade de vencer. 

Conceição Reale – 06/04/2012
conceicaoreale@hotmail.com (75-91102285)

Licenciada em Letras - Faculdade de Tecnologia e Ciências
Tec. Confecção do Vestuário - Faculdade Senai -Cetiqt