Notícias | LITORAL JOB - O site de EMPREGOS da BAIXADA SANTISTA
Litoral Job Quadrados brancos O site de empregos de Santos e Região!
E-mail: Senha: Área: Esqueci minha senha

NOTÍCIAS DO SETOR

10/01/2013

A importância dos lideres no sucesso do negócio

Compartilhe

 

 
Uma pesquisa realizada com 43 das principais empresas do país revela que 56% aumentarão o valor do investimento na formação de seus lideres e 38% manterão os mesmos patamares de 2011 por entenderem que líderes são fundamentais para o sucesso do negócio.
 
 
A reportagem publicada pelo Valor Econômico em 18/07/2012 destaca duas das maiores empresas do cenário nacional em seus segmentos (Natura e Faber-Castell) e descreve o planejamento adotado para formar lideres “facilitadores” que possam disseminar sua cultura aos demais colaboradores.
 
 
Mas, será que esta é uma realidade nacional ou apenas privilégio de poucas empresas, e porque não dizer, de alguns profissionais? Será que a maioria de nossas empresas já se deu conta da importância da formação de seus lideres? Infelizmente, não.
 
 
Nas empresas em que temos atuado a preocupação com a formação de pessoas não existe ou esta focada no “quanto custa”. É muito comum encontrarmos dirigentes que acham que isso não tem a menor importância e que não há necessidade alguma de “gastar dinheiro” com isso. Ainda entendem que é melhor pagarem fortunas a alguns “mais ou menos” do que investir e valorizar a sua própria equipe. Para estas empresas líder é quem fala grosso e anda com chicote na mão.
 
 
Outras entendem que RH (Recursos Humanos) ainda é DP (Departamento Pessoal) e não valorizam aqueles que sabem cuidar de gente, mas sim seus burocratas que certamente custam menos.
 
 
Liderança é o combustível do sucesso. Uma empresa sem lideres não chega a lugar algum e, ao contrario do que pensam, gastam muito mais recursos com a constante necessidade de substituir pessoas. Empresas sem lideres não tem equipes e sim bandos perdidos, amedrontados, sem direção e atuando por demanda e sempre a espera de alguém os diga para onde ir mesmo que não seja a direção certa.
 
 
Empresas sem lideres vivem a procura de culpados dos seus próprios erros.