Notícias | LITORAL JOB - O site de EMPREGOS da BAIXADA SANTISTA
Litoral Job Quadrados brancos O site de empregos de Santos e Região!
E-mail: Senha: Área: Esqueci minha senha

NOTÍCIAS DO SETOR

10/01/2013

Universia Brasil dá dicas de como manter os colaboradores motivados

Compartilhe

 

A Universia Brasil (www.universia.com.br), maior rede ibero americana de colaboração universitária, divulga agora em agosto uma lista com medidas para manter os colaboradores motivados. Afinal, nem tudo que se ouve é verdade. A rede fez um levantamento dos principais mitos quanto o assunto é motivação. E não são poucos.
 
 
 
O fato é que um funcionário – ou uma equipe – pode se sentir desmotivado pelos mais diversos motivos, como o salário, a quantidade de trabalho e até mesmo a infraestrutura oferecida pela empresa. Entretanto, é fundamental entender as medidas que podem ser tomadas para motivar os mais diferentes tipos de colaboradores.
 
 
 
A rede Universia Brasil fez uma lista com os 10 maiores mitos sobre motivação e com algumas dicas de como ajudar seu funcionário a melhorar o rendimento. Confira abaixo cinco desses mitos:
 
 
 
1. O dinheiro é o melhor motivador
O mito de que pagamentos altos são a melhor maneira de motivar um colaborador persiste, emparte, porque é um problema fácil de ser resolvido do ponto de vista da gestão.
Entretanto, aumentos no salário não são mais uma solução de longo prazo, especialmente para problemas motivacionais. Em alguns meses os trabalhadores encontram em que investir esse dinheiro e o descontentamento volta a surgir.
 
 
 
2. Todos os funcionários querem o mesmo tratamento
Embora os gestores acreditem que todos os funcionários mereçam ser tratados da mesma maneira, esse comportamento, em geral, não agrada os colaboradores. O ideal é que os gerentes reconheçam quais são os pontos fortes e fracos de cada um dos seus funcionários e, a partir daí, desenvolvam um método para lidar com cada funcionário individualmente.
 
 
 
3. Progresso não é importante
Quando se trata de motivar funcionários, grande parte dos gestores coloca como prioridade práticas como reconhecimento pelo trabalho ou mesmo uma relação saudável com os gestores. No entanto, os funcionários prezam mais pelo progresso na carreira do
que pelo reconhecimento.
 
 
4. Internet afeta a produtividade
Uma das máximas da gestão de funcionários é que trabalhadores felizes são mais produtivos, mas ainda hoje os empregadores esquecem que passar um tempo na internet pode contribuir para a felicidade dos funcionários e proíbem o uso desse recurso. Porém, uma série de estudos já comprovou que a internet, na verdade, é capaz de melhorar em 20% a capacidade de concentração dos seus funcionários, além de aliviar a exaustão e o tédio.
 
 
 
5. Colaboradores inteligentes não precisam ser motivados
O mundo seria perfeito se a inteligência viesse acompanhada de motivação, mas na prática não é assim que as coisas funcionam. Um talento nunca deve ser desperdiçado, portanto, é necessário dedicar atenções especiais mesmo ao mais inteligente, criativo ou produtivo dos funcionários. Se o trabalho dele está dando resultado, é melhor não arriscar deixá-lo desmotivado.
 
 
 
Para ter acesso completo a lista idealizada pela Universia, basta acessar gratuitamente o portal da rede através do link 
 
http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/07/12/950418/10-maiores-mitos-motivaco-funcionarios.html.